Portugal celebra hoje 840 anos

 

Comunicado do Grão-Mestre

Portugal celebra hoje 23 de Maio de 2019, o aniversário da sua existência, instituído como colectividade independente pela Bula Manifestis Probatum.

Esta é uma data evocativa duma riquíssima história (algo misteriosa também), duma Cultura, duma Mística, duma Espiritualidade que sendo inconfundíveis perpassando séculos, são não obstante pontos de referência à construção não apenas duma 1ª Globalização, mas também duma abrangência ecuménica, que infelizmente muitos desconhecem.

Implícita numa visão humanista "sui generis", uma maneira de Ser e de Estar perante si própria, as coisas e o mundo, ponto de encontro de universos mentais distintos, desde a Saudade á Resiliência admirável de uma Diáspora, aprendemos a olhar o “diferente”, como complemento do idêntico. 

Como Maçons, o Rito Português, por nós criado, fala de tudo isso. 

Fala do amor, fala duma espiritualidade, de uma condescendência e disponibilidade solidária, enfim muita da nossa identidade se baseia em valores morais e éticos, que o Rito Português da Grande Loja Soberana de Portugal, tenta evocar e sensibilizar, convencidos de que a harmonia universal por essa via se concretize.

Como dizia Fernando Pessoa, o verdadeiro Português não é só Português é… Universal.

Portugal tem muito a dar à Europa e a Europa tem muito a ganhar com Portugal. 

As Eleições Europeias são por isso um acto de Cidadania, que não pode, nem deve ser estranho às obrigações dum Maçom. 

Seja qual for a sua opção partidária e ideologia política, todo o Maçom como cidadão, tem o dever de votar, assunção máxima da sua plenitude de cidadania.

Agradecemos e pedimos ao G∴A∴D∴U∴, a Luz, Beleza, Força e Sabedoria possíveis, para este acto universal de Amor que é Ser Português!


João Pestana Dias
Grão-Mestre da Grande Loja Soberana de Portugal

 
João Dias