Carrinho 0
 

MAÇONARIA

Tempo e espaço de esperança e possibilidade de um devir mais amigo e fraterno no qual os valores que tradicionalmente fundamentam a essência civilizacional, se concretizam numa constante aprendizagem.

 
 
compass.gif
 

O QUE É A MAÇONARIA?

A Maçonaria é uma das maiores e mais antigas organizações não-religiosas, não-políticas, fraternas e de filantropia do mundo. Baseia-se na alegoria bíblica da construção do templo de Salomão como uma imagem da própria humanidade para a qual um Maçom e construtor contribui como uma pedra viva para a sociedade humana. É para além disso uma sociedade universal, cujos membros cultivam os princípios de liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual.

O QUE É UM MAÇOM ?

É um homem nascido livre e de bons costumes, igualmente amigo do rico e do pobre, desde que sejam pessoas de bem. O valor individual deve ser apreciado em função das qualidades morais. Deve medir-se a estima de acordo com a constância e a energia que o homem emprega na prática do bem.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA MAÇONARIA?

Existem seis características básicas e fundamentais: a maçonaria é uma ordem iniciática (porque só entra quem se sujeitar a uma cerimónia de iniciação), ritualista (porque assenta em ritos e simbolismos), universal e fraterna (o objectivo último é o estabelecimento de uma fraternidade universal), filosófica (por procurar responder às interrogações profundas do ser humano) e progressista (porque visa o progresso da humanidade). Todos estes princípios assentam no livre pensamento e na tolerância, permitindo o aperfeiçoamento do homem, a edificação de uma sociedade justa e igualitária e o progresso da humanidade através da elevação moral e espiritual.

A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?



Garantidamente, não. Os locais de reunião são do conhecimento público e, regra geral, visitáveis. Ainda assim, admitem que se trata de uma ordem íntima. Os ritos e encontros não são abertos ao público e só os membros têm conhecimento de certas práticas e saberes.

OS MAÇONS ACREDITAM EM DEUS?



Acreditam num grande arquitecto do mundo – cuja representação pode ser a que o maçom entender. Para os maçons católicos, será Deus. Para um maçom muçulmano, poderá ser Alá. Outros maçons não acreditam numa entidade revelada. A designação utilizada para abranger todas as formas diferentes de crença é a de “Grande Arquitecto Do Universo”.



QUAIS OS DEVERES DE UM MAÇOM?

Evitar o vício e praticar a virtude. Ele deve colocar acima de tudo a justiça e a verdade.

 
0732468366bd25166e2f36a8502e8358.jpg
5iSvJuq5ZYY.jpg
 

 

358418_1.jpg

VALORES

 
photomania-d3f35430e268455a3b540f2bc5a58b05.jpg

LIBERDADE

Amamos a liberdade por ser a pedra angular da nossa existência e a antítese de toda a tirania. Entendemos que um homem só é realmente livre, quando segue a voz da sua consciência e do seu coração, praticando o bem e vencendo com coragem o egoísmo, a ignorância e o preconceito.

photomania-9429bfd35f8c043e6e9e14d7ec1e29e3.jpg

IGUALDADE

Defendemos a igualdade como um valor fundamental para que todos os homens se reconheçam entre si como irmãos. Consideramos que só a plena harmonia entre direitos e deveres, no respeito integral pela pessoa humana, permite a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

photomania-1e58bd6444587204c0f404e0bff980e1.jpg

FRATERNIDADE

Cultivamos a verdadeira fraternidade, construída em alicerces de paz, sabedoria e amizade sincera. Honrando o trabalho, a virtude e praticando a solidariedade efetiva, caminhamos entre irmãos na construção do nosso templo interior e na busca incessante do aperfeiçoamento moral e espiritual. 

Personalidades do mundo maçónico